Ixalá, que bomba?

O Irã se prepara para mais uma eleição “democrática” nos próximos meses. Ao que parece na Terra dos Aiatolás duas escolhas possíveis já se formam no horizonte eleitoral. Entre o reformista do baixo clero Mohammad Khatami – presidente entre 1997 e 2005 – e o atual capeta da política internacional Mahmoud Ahmadinejad, que conta com o apoio do chefe-máximo aiatolá Khameini, a disputa se dará entre dois candidatos de perfis opostos e populares.

No mundo católico, o embate seria algo equivalente a padre Macerlo Rossi contra Bento XVI. Ahmadinejad tende a dar fôlego para o projeto de desenvolvimento nuclear, a predominância ultraconservadora nos costumes e manter o possível financiamento de milícias no Iraque e no Afeganistão. Já Khatami, a boa escolha na minha opinião, defende as melhores idéias do mundo civilizado: liberdade de expressão, relações diplomáticas justas com a União Européia e com a Ásia, mercado livre e liberal com investimento estrangeiro e , de quebra, direitos civis nos moldes ocidentais.

Agora, se você diz que essas idéias não são muito populares por lá, já lhe digo, amigo…Quando foi eleito pela primeira vez, Khatami arrebanhou nada mais, nada menos, que 70% dos votos. Mas o que atrapalhou na primeira vez foi a linha-dura que está hoje nos noticiários prometendo: “Não faremos uma bomba nuclear”. Que o efeito Obama se dê por lá também, quem sabe assim uma era de paz para arrumar a casa.

Está um pouco desatualizado. Mudam alguns atores mas a cena é sempre a mesma por enquanto, pela descontração:

Semana que vem: Tenho sido paparicado com doces, tortas e quitutes nos últimos dias será que a culpa de uma traição está sendo compensada com comida? Os manjares e o jeito sexy da chef fatale merecem um post grande e ilustrativo, mas espero o teste final da torta de chocolate. Até!

Anúncios

Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: